O Que é a Regurgitação Mitral?
A válvula mitral está presente no coração humano e é responsável por controlar a passagem do sangue oxigenado, do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo, permitindo assim que seja bombeado para o corpo.
Algumas vezes a válvula não veda por completo, perdendo a sua função que é fazer com que o sangue flua somente em uma direção. O retorno desse sangue é chamado de regurgitação mitral.
Qualquer Pessoa Pode Ter a Regurgitação Mitral?
Estima-se que 01 em cada 10 pessoas com mais de 75 anos sofra de regurgitação mitral. Portanto, é um insuficiência cardíaca mais presente na população idosa.
O Que a Pessoa Sente?
Essa deficiência no bombeamento do sangue oxigenado pode acarretar complicações como: batimentos cardíacos irregulares, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca, quando o coração torna-se incapaz de distribuir todo o sangue oxigenado que o corpo precisa para funcionar bem.
Senhores e senhoras idosas que já passaram pela regurgitação mitral afirmam que além da pessoa sentir o peso da idade, o que é natural, começa a sentir fadiga, cansaço e falta de ar. Alguns chegam a pensar que já está chegando a hora de partir.
Tem Cura?
Sim. O tratamento convencional é a cirurgia cardíaca para ajustar o funcionamento da válvula mitral. Esse tipo procedimento é altamente invasivo, e, na maioria dos casos, não recomendada para pessoas com idade avançada, devido ao risco de morte durante sua realização. A depender da situação do paciente, de acordo com a sua avaliação clínica, a cirurgia é até mesmo proibida. Então o que fazer?
O Que é o Sistema Mitraclip®?
Como alternativa igualmente eficaz e muito menos invasiva, foi desenvolvido um dispositivo que repara a válvula mitral sem necessidade de um procedimento cirúrgico convencional. Esse dispositivo é chamado de Sistema Mitraclip®. O MitraClip® é implantado no coração por meio de um cateter inserido na veia femoral, vaso sanguíneo na perna. Uma vez que o dispositivo esteja implantado, permite que o coração bombeie sangue de maneira mais eficiente, aliviando os sintomas como fadiga, falta de ar e exaustão, melhorando assim a qualidade de vida da pessoa tratada.
Posso Conseguir o Mitraclip® Custeado pelo Plano de Saúde?
Em razão do seu elevado custo, os Planos de Saúde não autorizam a realização do procedimento, alegando que ele não consta no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e que, por isso, não estariam obrigados a custear um procedimento muito mais caro quando já existe a disposição do paciente a cirurgia convencional.
Ocorre que esta negativa é abusiva. Ainda que não conste no rol da ANS, muitos juízes e tribunais tem obrigado os Planos de Saúde a custearem o procedimento de MITRACLIP® quando, de acordo com as condições clínicas do paciente, este não pode ser submetido à uma cirurgia convencional.
Logo, nestes casos, o ÚNICO PROCEDIMENTO SEGURO E DISPONÍVEL capaz de curar e restaurar a qualidade de vida do paciente idoso é o implante Mitraclip®, procedimento este muito menos invasivo.
Portanto, caso o seu médico de confiança tenha indicado o implante de MITRACLIP®, saiba que você poderá realizado gratuitamente através do convênio com o seu Plano de Saúde.
Qual a Importância de uma Advocacia Especializada?
Em caso de negativa administrativa, o que normalmente ocorre, procure um Advogado especializado em Direito da Saúde e busque as orientações necessárias.
Através da Ação Judicial, quando bem promovida, embasada em um excelente relatório médico, o paciente pode receber a autorização para realização do procedimento de implante de MITRACLIP® em poucos dias.
A Saúde não pode esperar!
Se o Plano de Saúde não autorizou o procedimento, entre em contato conosco. Sabemos como proceder.
Borges Advocacia, Sua Saúde é o Nosso Direito.