Qual a Incidência de Câncer de Pulmão no Brasil?
O câncer de pulmão é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil, com cerca de 35 mil novos casos todos os anos. É um dos tumores com maior letalidade, com cerca de 32 mil óbitos ao ano.
A Quimioterapia é Eficiente para este Tipo de Doença?
Uma vez detectadas metástases, a doença é incurável e o tratamento com quimioterapia está associado a sobrevidas de apenas 9 meses.
Cerca de 30% dos tumores apresentarão alterações específicas em seu material genético que são chamados de mutações patogênicas. As mais comuns são as alterações no gene EGFR, que ocorrem em cerca de 20% dos pacientes.
Quais os benefícios do Tagrisso ® (Osimertinibe) em relação a Quimioterapia?
Pacientes com alterações no EGFR se beneficiam de tratamento com medicamentos específicos inibidores de tirosina quinase, como o Tagrisso ®, com ganhos expressivos em sobrevida, que varia entre 18 e 30 meses, ou seja, significativamente superior à quimioterapia (9 meses).
Estudos clínicos demonstraram também que o tratamento de primeira linha com OSIMERTINIBE estende a sobrevida global quando em comparação com os inibidores da tirosina quinase mais antigos, a exemplo das drogas anti-EGFR GEFITINIBE e ERLOTINIBE.
Além da maior eficácia, estes medicamentos também são menos tóxicos que a quimioterapia e podem ser administrados em pacientes refratários aos tratamentos convencionais.
O Tagrisso ® (Osimertinibe) é fornecido pelo SUS?
O Tagrisso ® encontra-se aprovado para uso no Brasil pela ANVISA desde 2016. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou a ampliação do uso do Osimertinibe para tratamento de primeira-linha em casos de câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC).
Infelizmente ainda não foi incorporado ao rol de medicamentos do SUS (RENAME).
Como posso então conseguir o Tagrisso ® (Osimertinibe) pelo SUS ou Plano de Saúde?
Este é um medicamento de alto custo, chegando uma caixa com 30 comprimidos (80mg) a custar mais de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).
Felizmente, através de ação judicial, a Justiça brasileira tem obrigado os Estados e Planos de Saúde a fornecerem gratuitamente o medicamento Tagrisso ® (Osimertinibe) aos pacientes que necessitam, quando referido medicamento é indicado pelo médico especialista.
Em razão da urgência, é bastante comum o fornecimento da medicação em poucos dias, mediante um pedido liminar.
Portanto, se já houve o diagnóstico de mutação de EGFR metastático e falhas de tratamento com alguma linha de quimioterapia, saiba que é um Direito seu obter os melhores tratamentos para a sua Saúde e de seus Familiares.
A Vida não pode esperar! Se o seu Plano de Saúde se recusa a fornecer o medicamento, entre em contato conosco.
Borges Advocacia, sua Saúde é o nosso Direito.